CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA


A etimologia Serra Preta, foi graças as grandes matas fechadas que existiam por toda região que escurecia a cidadã de dando então o nome Serra Preta.

No combate a expulsão dos indígenas, ramificados aos Tupis, localizados no território de Ipirá no estado da Bahia, Chefiado por Bras Reis do ação, em 1673, foi o primeiro homem branco a pisar nas terras do atual município.

No final do século XVII, os descendentes do primitivo sesmeiro, arrendou ao preço de 50 mil Réis por ano a Inácio carneiro de Oliveira Santana e Jose Joaquin de Oliveira Santos,que acolheriam Jose Pereira Mascarenhas vindo do estado do Piauí que fixou residência e montou um engenho de cana para fabricar açúcar.

Neste povoado, um dos descendentes edificou uma capela em 15 de agosto de 1722 e foi consagrada a Nossa Senhora do Bom Conselho. A partir de em diante o povoado passou a ser chamado de Boa Vista. No dia 20 de outubro de 1831 foi criado o cartório de paz, ja com povoamento denominado serra Preta.

Em 07 de abril de 1954 o povoado se emancipou do município de Ipirá.

Serra Preta é um município brasileiro do estado da Bahia.

O Município de Serra Preta, unidade territorial do Estado da Bahia, distante 162 km da Capital do Estado, Salvador, esta localizado no semi-árido baiano, com uma área territorial de 539Km², limita-se ao Norte com o Um Município de Riachão do Jacuípe e ao Sul, com o Município de Ipecaetá ao Leste com o Município de Anguera e ao Oeste com o Município de Ipirá. 

A sua população, segundo o último censo do IBGE em 2000, é de 17.720 habitantes distribuído da seguinte forma: 58% na zona urbana e 42% na zona rural. Tem sua história política histórica e cultural ligado ao Município de Ipirá do qual se emancipou nos idos de 31.12.1953. 

O Município tem sua sede na Cidade de Serra Preta e sua composição e feita na forma da Legislação estadual em cidade, Distrito, Vilas e Povoados. Tem como rodovias de acesso da Capital, Salvador, a BR – 324, em pista dupla para Feira de Santana, cidade pólo da região BA – 052, conhecida Estrada do Feijão, com 57 km e mais três para a sede na BA – 120, também em asfalto. 

Para falar sobre o passado serrapretense necessário se faz volta-se no tempo e ir buscar as nossas raízes no Município de Ipirá, antigo Camissão. Serra Preta antecipou-se em 31.12.1953 e logo constituiu-se como Município, elegendo seu prefeito e câmara de vereadores, dando assim, inicio a sua atuação política comunidade territorial do Estado da Bahia. 

O Município tem sua economia estruturada na agropecuária, embora careça ainda de muita tecnologia para dinamiza-la e faze-la produtiva em beneficio de sua população e do próprio Município como gerador da independência econômica.