Home » » Banco de sangue do Clériston Andrade está baixo e falta material para coleta

Banco de sangue do Clériston Andrade está baixo e falta material para coleta

Postado Por: Unknown As quinta-feira, 6 de setembro de 2012 | 10:08

Compartilhe este artigo: :
A técnica de enfermagem, Sandra Pereira, afirmou que a unidade recebe poucos doadores. Ela relatou que as pessoas reclamam da distância entre a unidade e o centro da cidade.

A unidade de sangue do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA)está com estoque baixo. A técnica de enfermagem, Sandra PereiraAlmeida, informou que uma das dificuldades enfrentadas pelaunidade é a falta de material para a coleta, devido a greve da Anvisa(Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

“O material em falta é o que faz o exame de hemoglobina no doadorpara saber se ele tem anemia ou não. O material está em falta umdia. Nós estamos empenhados para tentar resolver o problema omais rápido possível”, informou.

Sandra afirmou que a unidade recebe poucos doadores. Ela relatouque as pessoas reclamam da distância entre a unidade e o centro dacidade.

“A situação é precária por conta de poucas doações. A maioria dos doadores se queixa da distância. Eles dizem que a unidade de coleta de sangue é distante do centro da cidade”, conta a técnica de enfermagem.

Segundo Sandra, para melhorar a situação seriam necessárias, em média, 30 doações por dia.

“Geralmente temos em torno de 400 a 450 transfusões por mês. As doações são mais baixas, chega a 300 por mês e a reposição é bem abaixo do que necessitamos. Por isso o estoque está sempre baixo. Se tivéssemos 30 doações por dia seria ótimo”, ressaltou.

(As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade)